Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Salar de Uyuni: conheça o maior deserto de sal do mundo!

Salar de Uyuni: conheça o maior deserto de sal do mundo!

5184 3456 Cooptur Trips

Um salar ou deserto de sal é um tipo de bioma com características bem específicas: uma grande planície coberta de sal, que se formou pelo ressecamento e evaporação de lagos no deserto. Acredite, a descrição não faz jus à beleza ímpar desse tipo de paisagem. E o maior deserto de sal do mundo todo fica bem aqui, na América Latina. É o Salar de Uyuni, na Bolívia. Saiba tudo sobre esse incrível destino turístico.

Por que conhecer o Salar de Uyuni?

O simples fato de ser o maior deserto de sal do mundo todo já o torna bastante atrativo! O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12 mil quilômetros quadrados de extensão e fica a mais de 3.500 metros acima do nível do mar. E por falar em mar: sabe aquela sensação de apreciar algo e não conseguir ver onde termina? É isso que se sente ao apreciar esse tipo de paisagem, uma imensidão com um tom perfeito de branco. Aliás, é tão perfeito que, se o dia estiver ensolarado, os óculos de sol são essenciais para que a visão não seja incômoda para os olhos.

Uma curiosidade: estima-se que essa grande planície seja coberta por nada mais nada menos do que 10 milhões de toneladas de sal. Tudo que envolve o Salar de Uyuni é muito grandioso!

Embora o salar fique seco a maior parte do ano, existem períodos chuvosos em que ele fica alagado. Se a sua viagem coincidir com esse momento, você terá tirado a sorte grande! Embora a paisagem seja belíssima de qualquer forma, quando está alagada ela se transforma em um imenso espelho, que reflete com perfeição o céu, as montanhas, as nuvens e as estrelas.

Motivos não faltam para você aproveitar esse roteiro incrível da Cooptur Trips, que vai passar três dias no Salar!

Salar de Uyuni alagado

Salar de Uyuni alagado

Atrações imperdíveis

O deserto de sal em si é apenas uma das atrações possíveis do roteiro. É claro que ele é o ponto alto da viagem, porque além de ser uma paisagem que enche os olhos, a imensidão ultrapassa os limites da nossa compreensão. Além disso, é um cenário diferenciado! Afinal, não é em qualquer lugar que você pode ver um salar, certo?

Confira abaixo quais são os principais atrativos dessa região (além do ponto de observação do salar) para garantir que a sua experiência seja completa!

Laguna Colorada

O que chama a atenção no Salar de Uyuni é o espetáculo de cores e nisso podemos incluir a Laguna Colorada, que recebe esse nome por conta das suas tonalidades predominantemente avermelhadas. A paleta de cores é arrematada pelos vários representantes de uma espécie que circulam por ali: os elegantes flamingos.

Aliás, os flamingos estão acostumados com a presença humana em seu território, por isso, é bem possível que você consiga observá-los de perto sem que se assustem.

Laguna Colorada

Laguna Colorada

Praça das Bandeiras

Não pense em voltar para casa sem tirar uma bela foto de um dos principais cartões-postais desse deserto de sal. Imagine o branco da planície contrastando com o azul do céu e com o colorido de bandeiras de diversos países e até de times de futebol. O resultado é uma composição que mais parece uma pintura! As bandeiras mostram que realmente pessoas do mundo todo já viajaram milhares de quilômetros para conhecer o maior salar do mundo.

ESTÁ CURTINDO? VAMOS CAMINHAR NESSE SALAR!


Gêiseres Sol de Mañana

Os gêiseres são campos geotérmicos que se formam em regiões de erupção vulcânica. É como se fossem buracos pelos quais jorra água quente e vapor de dentro da Terra. Os Gêiseres Sol de Mañana têm cerca de 2 quilômetros quadrados. Se você estiver disposto a acordar bem cedinho para chegar até lá ainda nas primeiras horas da manhã, terá a oportunidade de vê-los em plena atividade.

Gêiseres Sol de Mañana

Gêiseres Sol de Mañana

Deserto de Dali

Que tal se sentir dentro de uma pintura? Esse local recebe o nome em homenagem ao artista surrealista Salvador Dali porque remete as paisagens que predominavam em seus quadros. Em torno da planície, erguem-se montanhas e outras formações rochosas bem peculiares e de diferentes cores. Inclusive, pertence a esse cenário o Arbol de Piedra, que aparece em obras do artista. Trata-se de uma formação geomorfológica proveniente de um processo de erosão, com um formato bastante interessante, para dizer o mínimo.

Deserto de Dali

Deserto de Dali

Isla Incahuasi

Uma das características que chama a atenção em qualquer salar é a sensação de que não há vida em toda aquela imensidão. É possível caminhar quilômetros sem encontrar uma árvore ou um animal. E no meio de tudo isso, surge um oásis: uma espécie de ilha com cactos enormes e centenários no meio do Uyuni. Além de contrastar com a paisagem, esse ponto oferece uma vista bastante privilegiada do entorno, por isso, vale a pena caminhar até lá.

Isla Incahuasi

Isla Incahuasi

Laguna Verde e Laguna Blanca

Não tem jeito, as lagoas estão entre os grandes atrativos do Salar de Uyuni. A Laguna Verde tem a cor que o seu nome sugere, mas é um verde tão claro e cristalino que qualquer um pode achar que está olhando diretamente para o mar do Caribe. Novamente, se deparar com isso no meio de uma imensidão branca é bastante impressionante.

Já a Laguna Blanca é bem grande, com cerca de 5 Km de comprimento. Por ter essa tonalidade mais clara, ela acaba servindo como uma espécie de espelho que reflete a paisagem ao redor.

Laguna Verde e Laguna Blanca

Laguna Verde e Laguna Blanca

Hotéis de Sal

Para viver essa experiência da forma mais completa possível, sabia que você tem a opção de se hospedar em um hotel feito de sal? Em toda a região do Salar de Uyuni existe esse tipo de estabelecimento, em que o chão, as paredes e até os móveis são compostos predominantemente pela matéria-prima mais abundante do lugar!

Inclusive, para quem está disposto a desembolsar um pouco mais, existem hospedagens de luxo com essa característica. Uma experiência, no mínimo, interessante.

Se você percebeu que vale a pena conhecer o maior deserto de sal do mundo, fica aqui o convite para saber mais sobre o roteiro da Cooptur Trips. Quem sabe, essa é a sua grande oportunidade de visitar um destino cheio de encantos!

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips