Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Prudentópolis: Natureza, Aventura e Muita Cultura

Prudentópolis: Natureza, Aventura e Muita Cultura

5616 3744 Cooptur Trips

Um município pequeno, de 50 mil habitantes, com a presença clara da cultura e costumes ucranianos e que também é o paraíso para os amantes do contato com a natureza e do turismo de aventura. Essa é uma das melhores formas de descrever a cidade de Prudentópolis, localizada no interior do Paraná. Saiba mais sobre esse destino e quais são os atrativos imperdíveis para você planejar a sua próxima viagem!

Viajando pela história

A história da cidade de Prudentópolis está vinculada à de Guarapuava, que até a metade do século XIX era a maior cidade do estado. Em 1884, o pároco de Guarapuava conversou com um homem que tinha muitas propriedades na região, Firmo de Queiroz, pedindo que ele construísse uma capela. O cidadão atendeu ao pedido e dedicou a igreja a São João Batista.

Queiroz doou algumas de suas terras e, assim, começou a se formar um pequeno povoado, chamado a princípio de São João de Capanema. Dez anos depois, a região recebeu o nome de Prudentópolis, em referência ao presidente brasileiro da época, Prudente de Morais.

Ainda no final do século XIX, o pacato município recebeu uma grande quantidade de imigrantes, a maioria deles ucranianos, que foram contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do povoado. Para se ter ideia, estima-se que Prudentópolis tenha recebido 1.500 famílias vindas da Europa apenas em 1896.

Não é à toa, portanto, que as tradições ucranianas se fazem presentes por ali. Nos restaurantes da cidade, é muito fácil encontrar pratos típicos do país europeu, como o perohê (pastel cozido normalmente recheado com batata) e a borcht (sopa de beterraba). Nas lojas e barracas de artesanato, o objeto que se destaca é a pêssanka, ovo natural pintado à mão. Uma verdadeira obra de arte! E as festas são sempre animadas por grupos folclóricos que trazem a dança e a música diretamente da Ucrânia.

Prudentópolis entrou para o circuito turístico do sul brasileiro também graças às suas paisagens naturais, que favorecem o trekking e a prática de esportes como o rapel. As dezenas de cachoeiras são um espetáculo à parte, algumas com mais de 100 metros de altura.

 

Grupo de Dança Ucraniana

Grupo de Dança Ucraniana

Principais atrativos da cidade

Se você simpatizou com a história e as características do município e deseja conhecê-lo de perto, separamos os principais atrativos que merecem ser visitados para fazer a viagem valer a pena. Confira!

Museu do Milênio

Parada obrigatória para quem deseja conhecer melhor a história e a cultura da cidade, o Museu do Milênio tem um acervo composto por objetos que pertenciam ao cotidiano dos colonizadores, documentos, fotos, peças artesanais, livros, arte sacra e muito mais. Ele foi criado para preservar e valorizar as memórias de Prudentópolis.

O Museu das Irmãs Servas da Imaculada também tem um acervo dedicado à presença ucraniana na cidade.

Igreja São Josafat

Essa é mais uma opção para os turistas que apreciam história e arte. Ela é considerada como uma das igrejas ucranianas mais bonitas de todo o Brasil e fica logo ao lado do Museu do Milênio. Em uma tarde é possível aproveitar os dois atrativos. É um excelente exemplar da arquitetura ucraniana, com direito a uma grande cúpula negra e muitas obras de arte sacra em seu anterior. Até hoje, uma parte das cerimônias que acontecem lá é presidida no idioma ucraniano.

ESTÁ CURTINDO? CONHEÇA PRUDENTÓPOLIS COM A GENTE!


Salto São Francisco

Passando para os espetáculos da natureza, o Salto São Francisco fica praticamente na divisa entre Prudentópolis, Guarapuava e Turvo, e é uma das maiores cachoeiras do sul do Brasil, graças à queda de mais de 190 metros de altura! Ele fica dentro do Parque Municipal São Francisco da Esperança, cuja entrada é franca.

Nesse mesmo parque, há outras duas cachoeiras menores: o Salto dos Cavalheiros e a Cachoeira Menor. As trilhas que levam às quedas d’água são bem conservadas e de fácil acesso, então, mesmo quem não é acostumado a fazer caminhadas poderá aproveitá-las.

É claro que o ponto alto desse atrativo é o Salto São Francisco e há uma trilha específica que leva os visitantes até a sua base. Nesse caso, a caminhada tem um nível intermediário e leva cerca de 2 horas na descida. A subida costuma demorar mais tempo, em torno de 3h30. Mas a vista dessa cachoeira tão imponente faz valer cada segundo e cada passo!

salto-sao-francisco-prudentopolis-parana

Salto São Francisco

Salto São Sebastião e Mlot

Não faltam opções para se conectar com a natureza em Prudentópolis! O Salto São Sebastião não é tão alto como o anterior, mas mesmo assim são 120 metros de altura. A trilha para chegar até ele tem cerca de 2 km e ao longo desse percurso o visitante aprecia toda a beleza da fauna e da flora. É considerada uma caminhada de dificuldade média/difícil.

Mais do que apreciar a beleza, essa cachoeira é apropriada para a prática de rapel e canoagem, caso você queira se aventurar!

E essa paisagem fica ainda mais incrível graças ao Salto Mlot que fica bem em frente ao São Sebastião. Ele também tem cerca de 120 metros de altura e as águas são mornas na maior parte do ano, um verdadeiro convite para o banho de cachoeira! O grande barato é justamente a possibilidade de ficar entre duas cachoeiras tão imponentes.

Salto Barão do Rio Branco

Não é sem motivo que a cidade de Prudentópolis é conhecida nacionalmente por suas cachoeiras, e aqui está outra opção! Esse salto tem cerca de 60 metros de altura e se destaca pelo grande volume de água, especialmente quando as chuvas colaboram. Para chegar até a base do Salto Barão do Rio Branco, é necessário percorrer uma escada de madeira com nada mais nada menos do que 496 degraus!

Em alguns trechos, a prática de esportes náuticos também é permitida, especialmente o rafting. Mas o que faz esse atrativo valer a pena é o cenário extremamente bucólico que compõe o seu entorno, cheio de casinhas de madeira colorida que acrescentam um charme todo especial para a paisagem.

Salto São João

Essa paisagem é uma combinação perfeita de cânion com queda d’água, ou seja, impossível dar errado! Com aproximadamente 85 metros de altura, o Salto São João se forma no meio de duas montanhas da Escarpa da Esperança. Ele fica em uma unidade de preservação que leva o mesmo nome e tem mais de 33 hectares no total. Além de admirar a cachoeira de dois mirantes diferentes, os visitantes podem apreciar a fauna e a flora conservadas, com destaque para a Floresta de Araucárias.

Ninho do Corvo

Se para você, viagem tem que ser sinônimo de diversão, a reserva particular Ninho do Corvo é uma parada obrigatória! No interior de Prudentópolis, o espaço conta com alguns quilômetros de trilhas autoguiadas, 8 quedas d’água, o cânion do rio Barra Bonita, tirolesa a 30 metros de altura e outras atividades cheias de aventura e que oferecem as melhores vistas da natureza ao entorno.

Atrativos não faltam nessa cidade: lindas cachoeiras, trilhas de fácil acesso, esportes radicais, culinária e artesanato típicos, museus, igrejas. A diversidade de opções faz com que a viagem seja propícia para se fazer com amigos ou com a família. De qualquer forma, a diversão estará garantida! Com certeza você não vai se arrepender de conhecer esse recanto!

FALE CONOSCO E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips