Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Precisa de passaporte para viajar pela América do Sul?

Precisa de passaporte para viajar pela América do Sul?

1000 664 Cooptur Trips

O potencial da América do Sul enquanto destino turístico tem sido cada vez mais valorizado pelos turistas. Chile, Argentina, Uruguai e os outros países que compõem o nosso continente estão cheios de atrativos naturais e culturais, esperando os brasileiros de portas abertas! Mas, surge então uma dúvida bastante frequente: afinal, é preciso ter passaporte para viajar pela América do Sul? Você descobre isso no texto a seguir!

América do Sul x Passaporte

Esse é outro motivo para planejar uma viagem pela América do Sul: se você não tiver passaporte, pode ir sem problemas para a maior parte dos países. Brasileiros podem entrar na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, pois não exigem esse documento. Além disso, também não há necessidade de visto para permanência de até 90 dias.

Já o Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname necessitam da apresentação de passaporte original válido. Por isso, confira se o seu documento está dentro da validade ou se é preciso renová-lo antes de arrumar as malas!

Outras documentações

Para os países que não exigem o passaporte, o viajante precisa ter um documento oficial original com foto para apresentar, como o RG. Alguns deles exigem ainda o Certificado Nacional de Vacina contra a Febre Amarela, emitido pela Anvisa. É o caso da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Essa questão da vacinação pode ser alterada de acordo com a sazonalidade ou com surtos de outras doenças, por isso, é preciso se informar antes.

Aliás, é interessante viajar sempre com a carteira de vacinação completa, caso seja necessário comprovar que você está imunizado contra alguma doença específica.

O Itamaraty recomenda que, antes de viajar para o exterior, mesmo que seja para os países da América do Sul, o visitante consulte o consulado ou a embaixada do seu destino no Brasil para obter informações oficiais sobre a documentação necessária para viajar com tranquilidade e segurança.

Para quem for viajar de carro pelos países que compõem o Mercosul (Paraguai, Uruguai e Argentina) é necessário garantir outro documento: o Seguro Carta Verde. Trata-se de um seguro de responsabilidade civil obrigatório, que pode ser contratado nas seguradoras ou no Banco do Brasil. O objetivo dele é cobrir possíveis danos que o proprietário ou condutor do veículo venha a causar no trânsito em outro país.

O Seguro Carta Verde cobre os danos materiais e corporais causados a terceiros (como morte, invalidez permanente e/ou despesas médicas e hospitalares), além do pagamento de honorários advocatícios e despesas de defesa do segurado na Justiça, caso seja necessário.

Além da obrigatoriedade, esse é um documento essencial para que o segurado possa se sentir mais seguro ao transitar por países vizinhos!

Agora que você já sabe em quais locais da América do Sul é necessário apresentar o passaporte sem ter problemas para entrar nos países, confira os roteiros da Cooptur Trips e escolha o seu favorito. Temos viagens para atender todos os gostos e orçamentos, entre em contato conosco, podemos ajudá-lo a selecionar a melhor oportunidade!

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips