Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

O essencial – Veículo

O essencial – Veículo

1024 768 Cooptur Trips

Você decidiu … Vou fazer uma viagem de carro!

Que bela escolha de viagem, mas para fazer uma viagem assim é importante um certo planejamento, principalmente se você vai rodar uma boa quilometragem e se você pretende viajar por outro país da América do Sul.

 

 

O principal com certeza é o seu veículo, pois é ele que será o seu fiel companheiro ao longo dos dias e quilômetros. Algo que sempre me perguntam é se para fazer este tipo de viagem é preciso ter um veiculo com tração nas 4 rodas e a resposta é NÃO, pelo menos para a maioria das viagens que faço não existe a necessidade de se ter um veículo offroad, e aqui incluo até as viagens que fazemos para a Patagônia no inverno onde as estradas estão com neve e gelo.
É claro que se você tem uma camionete com tração nas 4 rodas,  em alguns casos terá muito mais conforto e segurança, cito como exemplo a Patagônia invernal onde como via de regra os carros sem tração acabam sempre tendo que utilizar correntes para neve para conseguirem rodar e os veículos 4×4 apenas com a tração ligada rodam muito bem.

 

 

Se você não pretende se aventurar em trilhas, mas  rodar em estradas normais, você pode ir tranquilamente com o seu carro sem tração. O que realmente é importante num veículo para fazer este tipo de viagem? A manutenção muito bem feita e completamente em dia!
Seu carro deve estar muito bem revisado e você deve confiar nele. Pneus, sistema de arrefecimento, freios, motor, câmbio, parte elétrica,  suspensão, enfim tudo deve estar em ótimas condições de manutenção. Seu carro não precisa ser novo e sim estar muito bem revisado. Aliás eu prefiro viajar com um carro que eu já conheço e que tenha alguma quilometragem do que sair com um veículo muito novo, que apesar de novo eu ainda não conheço e confio totalmente.
Aqui também vale a dica de fazer sempre as revisões de viagem algumas semanas antes da sua saída, pois já tive problemas de pegar o carro em  uma revisão, sair logo depois para viajar e ter problemas mecânicos que surgiram com a revisão…

 

 

Outro cuidado que você deve ter é com as leis de trânsito de alguns países, por exemplo na Argentina é obrigatório você ter no seu carro dois triângulos de emergência, mortalha (sim mortalha, um pano branco do tamanho de um lençol), cambão rígido (para rebocar outro veículo) e ter o cuidado de não ter nada que ultrapasse os para-choques do seu carro como engate de reboque por exemplo.
Importante também é conhecer e estar com a documentação exigida em cada país. Nos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e  Paraguai) é muito tranquilo, basicamente você deverá estar portando o seu documento de identidade (Passaporte ou Identidade com menos de 10 anos de emissão) e não é necessário nenhum tipo de visto. Mas atenção não valem documentos como carteira de motorista ou identidades funcionais. Apenas a RG é aceito para entrada nos países.

 

 

Se você vai dirigir nestes países a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é aceita normalmente e é o documento que você deverá levar. O documento do veículo também é obrigatório e se o proprietário não estiver na viagem, você deverá levar também uma autorização dele autenticada e validada nos consulados dos países onde o veículo irá circular. Se o carro estiver em nome de empresa, mesmo que ela seja sua, deverá ter esta autorização para evitar problemas.
Outro documento obrigatório para circular nos países do Mercosul é a “Carta Verde”, uma espécie de seguro DPVAT e que toda policia te pede nas paradas. Sem esta carta você vai ter problemas nas estradas. Para obter a Carta Verde é relativamente fácil, você pode falar com o seu corretor de seguros, ou fazer via internet (www.lumaseguros.com.br). O valor dela varia conforme o número de dias que você irá ficar circulando nos países. Para 15 dias o preço é em torno de U$90,00.

 

 

Como carro revisado, documentos pessoais prontos e a documentação do veículo em ordem, você já está pronto para rodar fora do Brasil!
Até o próximo post!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips