Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

O essencial – Planejando o itinerário

O essencial – Planejando o itinerário

1600 1195 Cooptur Trips

Toda viagem requer um certo planejamento, viajando de carro isto é muito mais importante!

Quebrada de Conchas – Argentina

Você decidiu sua viagem, e já está com o seu veículo em ordem (isto faz parte do planejamento, mas falamos sobre o veículo em outro post) e agora é preciso se planejar para os dias de estrada.

Muitas coisas precisam ser definidas e é claro o principal é o seu destino, pois é ele que vai ditar toda a logística da viagem e consequentemente o planejamento.

No planejamento da viagem é onde depois de definido o destino, vamos estudar e definir o principal que é o itinerário da nossa viagem, ou seja, por onde que vamos e voltamos, em que cidades pernoitamos, onde paramos para conhecer algum atrativo,  e o número de dias que vamos gastar na viagem. Dá para perceber que todas estas definições são interligadas e dependem muito de cada viajante, pois cada um sabe quantos dias tem para a viagem, tipo de interesse, tipo de hospedagem, etc.  Eu sempre monto uma pequena planilha excel onde vou fazendo o itinerário  dia a  dia,  colocando a  quilometragem ao lado e com o tempo vou complementando com mais informações como nomes de hotéis, endereços, etc.

Cuesta del Lipán  – norte argentino

 

Caminho para Iruya – Quebrada de Humauaca

Existem dias na viagem de carro que são puro deslocamento, ou seja, o seu objetivo do dia é sair de manhã e chegar onde se vai pernoitar no final da tarde. Outros podem ser mistos você está se deslocando, mas tem um ou dois pontos de paradas interessantes durante o dia. Você deve sempre levar em conta estes tempos para definir onde vai pernoitar em cada dia. Outro ponto que pode variar bastante é o número de veículos viajando junto, bem como a média de velocidade que você ou o grupo, costumam rodar.

Paradas para abastecimento e refeições também devem ser levadas em conta. Eu geralmente paro a cada 2 ou 3 horas e já aproveito para abastecer o veículo e comer alguma coisa nos postos mesmo. Dificilmente perco tempo com paradas longas para almoço, salvo nos dias em que não preciso rodar muito, de acordo com o itinerário que defini. É bacana ter no carro petiscos para ir comendo e também muito líquido, balas, chocolates, aperitivos, sucos, água, tudo isto ajuda a tornar a viagem mais gostosa.

Paleta del Pintor – Maimará – Argentina

 

 

PN Tierra del Fuego – Ushuaia – Argentina

Também procuro evitar viagens a noite porque não podemos apreciar a paisagem e costumam ser mais complicadas, principalmente em trecho que não conhecemos. Na prática sei que se estou rodando sozinho posso colocar trechos de até 1.000 kms ou pouco mais num único dia, se estou rodando pela Argentina por exemplo, pois as estradas são boas com longas retas e pouco movimento, e na minha média faço isto tranquilamente em 10 ou 12 horas de viagem. Se estou viajando com mais pessoas e mais carros, dificilmente coloco mais que 600 ou 700 kms por dia de deslocamento, porque as paradas de abastecimento costumam ser mais longas. É claro que este ritmo depende de cada pessoa, estou apenas colocando aqui o meu ritmo de viagem e isto não é uma regra.

O Google Maps é uma ferramenta ótima para você fazer o seu cálculo de quilometragem nas viagens, eu sempre utilizo a feramenta quando estou preparando um roteiro, e  a internet é a melhor fonte de consulta para todo o planejamento de uma viagem sem sombra de dúvidas. Você pode ver as distâncias, atrações, hospedagem, buscar dicas de outras pessoas que já viajaram antes de você para o lugar e obter quase todas as informações necessárias para o planejamento da sua viagem.

Quebrada de Flechas – Ruta 40 – Argentina

 

Batea Mahuida – Patagônia Argentina

 

Quebrada del Toro – Salta – Argentina

Eu também gosto bastante de mapas impressos, pois durante a viagem acho que eles realmente são um material de apoio importante. GPS e navegadores também são uma ótima opção. No meu carro tenho um navegador (Garmim), mas também sempre tenho mapas a mão da região onde rodo.

Argentina: Nos postos da rede YPF, você encontra ótimos mapas e guias do país para comprar. Mapas da Argentina você encontra no site: http://www.aca.org.ar/servicios/cartografia/frame.htm

Chile: Nos postos da rede Copec, você encontra mapas e guias para comprar. Mapas online você encontra no site: http://ww2.copec.cl/chiletur/mapa

Enfim tendo o carro e o roteiro montado sua viagem já está muito bem encaminhada!

Abraço e até o próximo post!

Márcio Miranda

PN Torres del Paine – Patagônia Chilena
Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips