Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Algumas das melhores vinícolas para visitar na Argentina

Algumas das melhores vinícolas para visitar na Argentina

4608 3456 Cooptur Trips

A República Argentina é a terra do tango, do churrasco, de Qhapaq Ñan e, claro, do vinho tinto! Amantes de um bom vinho de todas as partes do mundo, da China ao Brasil, estão saboreando alguns dos melhores Malbec do mundo — levando Mendoza, a capital do vinho no país, a se tornar um dos mais importantes pontos turísticos do mundo, com algumas das melhores vinícolas para visitar na Argentina.

Todo mundo quer saber mais sobre os terroir e as vinícolas que fizeram esse Malbec profundo, aveludado e delicioso alcançar fama mundial.

Sendo o 6º maior produtor de vinho do mundo (a China alcançou recentemente o 5º lugar), há muito mais no vinho argentino do que apenas Malbec e Mendoza. A rota do vinho corre ao longo do sopé dos Andes, estendendo-se por um total de 2400 km e cobrindo uma extensa gama de altitudes, para não mencionar milhares de vinícolas que produzem centenas de vinhos excepcionais que também são excelentes, mas dificilmente desembarcam no Brasil.

Com isso em mente, preparamos o artigo a seguir para que você conheça algumas das vinícolas mais exclusivas da Argentina, verdadeiros tesouros que guardam experiências que você precisa conhecer.

Boa leitura!

Bodega La Azul

À primeira vista, o pequeno e despretensioso edifício da Bodega La Azul não chama a atenção de visitantes como os vinhedos vizinhos. Ao conhecer melhor, no entanto, você será lembrado a não julgar este livro pela capa.

Enquanto outros produtores de vinho se concentram na estética, a La Azul foca todo o seu tempo e energia no sabor e na textura dos seus vinhos. A vinícola é especializada em Cabernet Sauvignon e em Malbec. Mas, o que você realmente tem que experimentar é o Azul Gran Reserva, uma mistura de dois tipos de uvas envelhecidas por dois anos em barris de carvalho franceses e americanos.

  • Endereço: Bodega La Azul, RP89, 5561 Tupungato, Mendoza.
  • Telefone: 262 – 242 3593

Vistandes

A Vistandes é uma vinícola moderna e relativamente jovem (foi criada apenas em 2006), mas tem uma longa tradição como produtora e fornecedora de uvas. Os produtores decidiram combinar uvas varietais de diferentes regiões, que enriquecem seus vinhos com as características mais proeminentes de cada região.
A vinícola Vistandes abre suas portas para os interessados em conhecer suas modernas instalações e vinhedos na fazenda “Hechizo del Plata”, em Mendoza. Eles oferecem uma visita guiada (em espanhol ou em inglês), que percorre todo o processo de elaboração de vinhos.

Além disso, a Vistandes realiza degustações de varietais de diferentes regiões da Argentina, e não apenas dos vinhos produzidos em Mendoza. Mesmo sendo uma vinícola pequena, a alta qualidade dos produtos faz a visita valer à pena!

  • Endereço: Ruta 60 y Carril Urquiza, Cruz de Piedra, Maipú – Mendoza, Argentina.
  • Telefone: 0261 – 5246214

El Porvenir de Cafayate

Saindo um pouco de Mendoza e indo para o vale de Cafayate, na província de Salta, esta bodega familiar é uma das paradas obrigatórias para quem quer conhecer as vinícolas argentinas mais tradicionais.

Lucía Romero Marcuzzi, junto com seu avô e fundador original, Roberto Romero, em 2000, decidiram projetar uma vinícola premium que faria os melhores vinhos com Torrontés e Tannat, restaurados com mais de 50 anos. Assim nasceu o El Porvenir de Cafayate.

A propriedade cultiva vinhedos de Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Ao passar por lá, experimente a especialidade da casa, o vinho branco Laborum Torrontés, um produto capaz de impressionar até o mais devoto fiel do vinho tinto.

Endereço: Córdoba 32 (CP4427) Cafayate, Salta

Telefone: 386 – 842 2007

Além de conhecer as vinícolas da argentina, que tal se aventurar no altiplano andino e viver emoções a 4.000 metros de altitude? Então conheça a expedição para o Norte Argentino e viva a história das Américas!

Algodon Wine States

Localizada no coração de uma enorme propriedade, a sede da vinícola fica a oitocentos metros acima do nível do mar e tem vista para os vinhedos e um campo de golfe. A adega é de 350 metros quadrados e tem uma capacidade de 150.000 litros. O sistema de elaboração e conservação fica no nível do solo, acima de uma caverna subterrânea, onde o vinho é envelhecido.

A vinícola foi projetada exclusivamente com o propósito de fazer vinhos de classe mundial, mas apenas em quantidades limitadas — o que faz cada garrafa ter um gostinho de exclusividade. Isso garante a capacidade da Algodon para implementar todo o cuidado e atenção necessária para obter os melhores resultados e o melhor produto possível.

O cuidadoso controle de qualidade começa com as uvas e continua durante todo o processo, até a rotulagem. As uvas são colhidas à mão e coletadas em pequenos baldes, e o vinho resultante amadurece em barris de carvalho francês e americano.

Entre a coleção da Algodon estão microproduções de vinhos das variedades Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Bonarda, entre outros.

Artesanato e tradição, combinados com a mais recente tecnologia, permitem que a Algodon produza vinhos de altíssima qualidade que só podem ser encontrados nos mercados locais em quantidades limitadas, exportados exclusivamente para alguns fornecedores selecionados e, claro, consumidos na própria vinícola. Esses e outros fatores tornam o local umas das melhores vinícolas para visitar na Argentina.

  • Endereço: Ruta Nacional 144 Km 674, Cuadro Benegas, San Rafael – Mendoza, Argentina.
  • Telefone: 0260 4429 020

ESTÁ CURTINDO? VEJA NOSSOS ROTEIROS!


Dolium

A palavra “dolium” significa “ânfora” em latim, uma referência aos antigos vasos cerâmicos que os gregos e romanos usavam para guardar e conservar vinho e outros líquidos. Como os romanos, que mantinham os vinhos no subsolo a uma temperatura constante durante todo o ano, a Dolium é a primeira vinícola subterrânea da Argentina a combinar essas antigas tradições com a tecnologia moderna.

Os vinhedos da Dolium estão em Lunlunta, Agrelo, Perdriel e Chacras de Coria. Todas as uvas são colhidas manualmente e cuidadosamente selecionadas de vinhas que foram podadas para reduzir o rendimento e aumentar o nível de extrato.

A Dolium é um dos segredos mais bem guardados da Argentina, pois possui produtos ultra exclusivos e de altíssima qualidade.

  • Endereço: Ruta Provincial 15 – Km. 30 (sin número) – Agrelo – (5509) Luján de Cuyo – Mendoza.
  • Telefone: 0261 4900 190

Bodegas Callia

Continuando com a nossa seleção das melhores vinícolas para visitar na Argentina fora da província de Mendoza, a Bodegas Callia, da província de San Juan, é uma das melhores experiências para amantes do vinho argentino, superior, inclusive, a grande parte das vinícolas de Mendoza.

Localizada no Vale de Tulum, a Bodegas Callia tem como objetivo produzir o melhor Shiraz da Argentina. A uva se adapta bem ao clima mais seco e desértico da província ao norte de Mendoza, e é capaz de produzir sabores e texturas diferenciadas.

A vinícola está em boas mãos — pertence aos mesmos investidores holandeses que mantêm a propriedade do Bodegas Salentein. Quando estiver por lá, experimente o maravilhoso Callia Alta Shiraz, um vinho sutil e frutado que oferece uma fantástica relação custo-benefício.

  • Endereço: José María de los Ríos s/n, Pozo de Algarrobos Caucete, San Juan.
  • Telefone: 0264 4960 000

Belasco de Baquedano

Uma das novas vinícolas mais interessantes da província de Mendoza é a Belasco de Baquedano. Esta é uma vinícola dotada com instalações de última geração, construída na melhor zona de vinhedos de Mendoza, Agrelo, uma sub-região de Lujan de Cuyo.

A vinícola é cercada por 70 hectares de videiras com 100 anos de idade, em uma das melhores áreas para o Malbec e que causa inveja em muitos vinicultores.

A bela adega em estilo palaciano conta com um cenário dramático de picos andinos cobertos de neve ao fundo — a paisagem é de tirar o fôlego! No interior, há pisos de concreto vermelho e tanques de aço brilhantes. Nenhuma despesa foi poupada no que diz respeito ao uso da mais recente tecnologia, como lavadores mecânicos de tambor a vapor e câmaras de uva refrigeradas.

O design austero e minimalista é especialmente interessante para o turista de vinhos, pois leva a uma sala de degustação no andar superior e a um restaurante cheio de luz, conhecido como o restaurante Navarra, que faz almoços especiais de cinco pratos criados em torno do vinho.

Está rapidamente se tornando um dos locais mais badalados de Mendoza. Os rótulos são somente de Malbec, criações ricas e exclusivas.

Além disso, o Belasco de Baquedano conta com a consultoria de Bertrand Bourdil, um dos dois únicos vinicultores do mundo que podem se gabar de possuir três vinhos com um pedigree perfeito de 100 pontos.

  • Endereço: Cobos 8260 – Luján de Cuyo – Mendoza.
  • Telefone: 5247861/61 interno 33-36

El Enemigo

Criado pelo enólogo Alejandro Vigil e pela historiadora Adrianna Catena, o El Enemigo foi fundado para capturar a essência dos imigrantes europeus que se instalaram na Argentina e que queriam fazer seus próprios vinhos.

Vigil graduou-se no topo de sua turma universitária em engenharia agrícola e se tornou chefe da divisão de solos do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola de Mendoza, que o preparou para sua futura carreira na produção de vinho.

O Cabernet Franc da adega é altamente recomendado, ano após ano, pela Decanter Panel Tasting e recebeu elogios da Wine Spectator e da Wine Enthusiast.

  • Endereço: Avenida José María de los Ríos, Caucete, San Juan.
  • Telefone: 0264 4960 000

Os amantes do vinho argentino ainda têm muito mais tesouros para descobrir. A Cooptur Trips oferece diversos roteiros pela Argentina, direcionados para diferentes tipos de pessoas. Conheça nossos roteiros pelo norte da Argentina e pela Patagônia Argentina e viva experiências inesquecíveis!

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips