Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Destinos pela América do Sul que você precisa conhecer!

Destinos pela América do Sul que você precisa conhecer!

2040 1358 Cooptur Trips

A célebre frase de Roberta Thornton é muito conhecida e compartilhada por aí: “viajar é a única coisa que você compra e que te deixa mais rico”. E ela está corretíssima! Fazer uma viagem é investir em si mesmo, na possibilidade de conhecer novos lugares e culturas, vivenciar novas experiências, apreciar novas paisagens e experimentar novos sabores. Tudo isso renova as energias e nos ajuda a entender um pouco mais desse mundão em que vivemos! E se uma das suas metas é viajar mais, que tal começar explorando melhor a nossa querida América do Sul? No artigo de hoje, reunimos alguns destinos pela América do Sul que você precisa conhecer.

Não há nada de errado em querer conhecer o outro lado do mundo, saber o que acontece no Oriente ou conferir de pertinho as paisagens do Hemisfério Norte. Mas, o nosso continente tem tantas belezas incríveis e cenários únicos que merece entrar para o hall de “destinos obrigatórios”. São tantas opções de atrativos que vamos ajudar você a escolher seus melhores destinos pela América do Sul. Confira:

Deserto do Atacama

Se você tem curiosidade sobre as paisagens desérticas, saiba que não é preciso ir até a África para conhecer o Saara! O deserto mais árido e de maior altitude do mundo todo fica bem aqui, além de ser um dos melhores destinos pela América do Sul. Estamos falando do Deserto do Atacama, localizado no território chileno, com mais de 100 mil km².

Um dos grandes encantos dessa região é o fato de abrigar muitas paisagens diferentes simultaneamente, uma prova do quanto a natureza é rica! De um lado, cenários que refletem toda a aridez do deserto, com uma imensidão de areia, dunas, cavernas e sinais de erosão. Do outro, lagoas de águas cristalinas que mais parecem espelhos refletindo as cadeias montanhosas e cordões de vulcões que ficam em volta. De um lado, nem sinal de qualquer manifestação de vida. Do outro, flamingos coloridos, lhamas e outros animais.

Destinos pela América do Sul

Flamingos

Veja alguns dos pontos turísticos mais visitados do Deserto do Atacama:

Vale da Lua

Esse nome é dado justamente porque a sensação é a de estar andando na Lua! O vale é repleto de formações rochosas que foram esculpidas pelo vento ao longo de milhares de anos e remetem às crateras lunares. O tom monocromático de areia que se estende por toda a paisagem contribui para reforçar essa sensação.

O trajeto pelo Vale da Lua para em mirantes, como a Pedra do Coiote, que oferece uma vista privilegiada. Além disso, quem tem um condicionamento físico razoável também pode atravessar cavernas para adentrar, literalmente, nesse cenário. A caminhada, em geral, não exige muito, então mesmo os mais sedentários podem aproveitar!

Esse vale faz parte da Cordilheira de sal, uma formação de mais de 20 milhões de anos que não é formada apenas pelo sal, mas também por outros materiais, como gesso e argila. O passeio é feito mais para o final da tarde, ou seja, prepare-se para ver o pôr do sol mais magnífico da sua vida!

Gêiseres El Tatio

Os gêiseres são um campo geotérmico que jorra água e vapor diretamente do centro da terra. A atividade mais intensa acontece bem cedinho, entre 6h e 7h, por isso, para fazer esse passeio é preciso “madrugar”! Mas, vale muito a pena, afinal, é um fenômeno da natureza que não pode ser apreciado em qualquer lugar. Este é, com certeza, um dos imperdíveis destinos pela América do Sul.

Salar do Atacama

Uma das paisagens mais memoráveis do deserto é a desse salar. A superfície coberta por uma crosta branca perolada de sal é entrecortada por lagoas que refletem o azul do céu, limpo na maioria dos dias. No Salar do Atacama fica localizado o Parque Nacional dos Flamingos, a mais de 2 mil metros de altitude. Ali está a Laguna de Chaxa, um dos melhores pontos para observar essas aves tão elegantes de penas rosadas, já que elas ficam ali se alimentando dos pequenos animais que vivem na água salgada. Deixe a câmera fotográfica preparada para fazer muitos registros!

Confira o nosso artigo completo sobre o Deserto do Atacama para saber os outros atrativos que merecem uma visita. Que tal se programar para fazer uma caminhada por esse cenário tão encantador? A Cooptur Trips está organizando essa expedição, clique aqui e saiba mais.

Destinos pela América do Sul

Salar do Atacama

DESBRAVE O DESERTO DO ATACAMA COM A GENTE!


Patagônia Argentina

Saindo do Chile e indo para a Argentina, mas permanecendo na porção sul do continente, encontramos a Patagônia: uma região cheia de terras sem intervenção humana e com uma das menores densidades demográficas do planeta. Ou seja: se você gosta de estar em contato próximo com a natureza, esse é o seu destino!

A Patagônia é conhecida por ficar coberta de neve nos meses mais frios do ano, tornando-se um cenário perfeito para a prática de esportes de inverno, como esqui, snowboard e outros. Mas, ela tem atrativos que valem a visita em qualquer época do ano, como vamos mostrar a seguir.

Ushuaia

A cidade argentina de Ushuaia também é conhecida como a cidade do “Fim do Mundo”. Essa última denominação se deve ao fato de que ela é a cidade mais ao sul do planeta. Ao passear por lá, certamente você vai encontrar espécies marinhas como pinguins e leões-marinhos, podendo ver esses animais tão diferentes bem de pertinho.

Ushuaia tem uma localização bem privilegiada para a prática de esportes na neve, por isso, há várias estações de esqui que atendem desde os principiantes até quem já é fera no esporte! Se você prefere outro tipo de aventura, a cidade também é perfeita para fazer trekking e canoagem.

Parque Nacional Nahuel Huapi

Um parque com nada menos do que 700 mil hectares, todo contornado pela Cordilheira dos Andes: o resultado só podia ser encantador! Além das estações de esqui, que também estão presentes por lá e da infraestrutura turística que garante um passeio mais confortável e seguro, o parque tem mais de 500 km de trilhas, lagos e de vales nevados. É o parque mais antigo da Argentina e existe desde 1903!

Lagos Andinos

A região dos Lagos Andinos é uma parada obrigatória na Patagônia Argentina. Ela é percorrida pelo chamado Caminho dos Sete Lagos que, na verdade, percorre 12: Lago Lácar, Lago Machónico, Lago Hermoso, Lago Villarino, Lago Falkner, Lago Escondido, Lago Traful, Lago Correntoso, Lago Espejo Grande, Lago Espejo Chico, Lago Correntoso e Lago Nahuel Huapi. Essa rota liga Villa La Angostura a San Martín de Los Andes e pode ser feita em qualquer estação do ano.

Esses 12 lagos foram formados ao longo de milhões de anos, pelo degelo gradativo da Cordilheira dos Andes. Eles aparecem em meio à vegetação da estrada sinuosa e contornam a paisagem de cadeia montanhosa. Na cidade de San Martín, os mirantes que se erguem sobre o Lago Lácar garantem uma vista panorâmica do cenário.

Destinos pela América do Sul

Lago Lacar – Ruta dos Siete Lagos

Villa La Angostura

A menos de 100 km da famosa Bariloche, Villa La Angostura tem paisagens muito parecidas com as da sua vizinha, mas é ainda mais charmosa! Um dos seus pontos turísticos principais é Cerro Bayo, um lindo parque de neve e um passeio excelente para  aqueles que pretendem esquiar ou desfrutar de um café ou chocolate quente curtindo o belo visual. Isso porque a sua localização garante a melhor vista de toda a vila, da cadeia montanhosa de Bariloche e do Lago Nahuel Huapi.

E já que você estará por lá, reserve uma tarde para visitar o charmoso centro da vila: tudo acontece em torno de uma rua principal que liga a Argentina ao Chile. Ali se concentram todas as lojinhas, sorveterias e restaurantes. Dica para quem gosta de doce: conheça pelo menos uma das lojas de chocolate para saborear essa delícia!

Bariloche

É claro que essa cidade não poderia faltar nas nossas dicas da Patagônia, porque também é um dos melhores destinos pela América do Sul! Bariloche oferece muito mais do que o seu badalado centro invernal. Um dos passeios mais conhecidos de lá é o Circuito Chico, perfeito para quem quer ter um panorama geral da cidade. São 60 km que partem do centro da cidade em direção a um famoso hotel construído nos anos 40, o Llao Llao.

A principal estação de esqui, caso você queira aproveitar a cidade da forma mais clássica possível, fica no Cerro Catedral. Além de pistas para todos os níveis, ela é rodeada por lojas e restaurantes, que fazem a visita valer ainda mais a pena. Há outro morro próximo, o Cerro Otto, que também garante uma vista privilegiada da cidade, mas com o diferencial da Confeitaria Giratória que fica no topo. Ela realmente vai girando e permite que o visitante aprecie a paisagem de diferentes ângulos.

Destinos pela América do Sul

Bariloche – Patagônia Argentina

DEMAIS, NÉ? VAMOS PARA A PATAGÔNIA COM A GENTE!


Norte da Argentina

Um dos destinos pela América do Sul que também vale muito a pena é o norte da Argentina, especialmente cidades como Salta, Jujuy e Purmamarca. Em toda essa região, a cultura inca é muito forte, assim como as paisagens desérticas, cactos e lhamas. Um lado muito diferente dos hermanos, mas tão belo quanto qualquer outro. Abaixo, listamos o que você não pode perder nessa viagem:

Cerro das Sete Cores

É o principal atrativo do pequeno vilarejo de Purmamarca. São morros de cerca de 70 milhões de anos, formados pelo conjunto de sedimentos dos rios e mares e movimentos tectônicos. O resultado são diferentes cores que aparecem nitidamente, formando um dos cartões-postais mais conhecidos do norte argentino.

Também vale a pena conhecer o centro de Purmamarca e a feira de artesanato que acontece ao redor da praça principal, aproveite para levar para casa uma lembrança típica da viagem. Para quem gosta de passeios mais culturais, a igreja do vilarejo pode ser visitada, ela foi construída em 1648 e desde 1941 é considerada Patrimônio Histórico Nacional.

Quebrada de Humahuaca

São mais de 150 km de extensão que antigamente servia como um roteiro comercial para os povos andinos. É uma estrada toda rodeada por montanhas coloridas que contrastam com o céu azul e percorre San Salvador de Jujuy, Purmamarca, Tilcara e Humahuaca. A vegetação é mínima e rasteira, assim, a cadeia montanhosa fica livre para ser apreciada em toda a sua gama de cores. Quando estiver passando por lá, você mal vai acreditar que essa paisagem existe de verdade e foi esculpida pela natureza.

Destinos pela América do Sul

Quebrada de Humahuaca

Parque Nacional Los Cardones

O parque fica na região de Cafayate e reúne milhares de cactos da espécie Cardón em uma área de 64 mil hectares. O ponto mais interessante do parque é o Mirador Los Secretos Del Cardonal, que oferece tanto uma vista desse “oceano de cactos” quanto das montanhas.. Existe também a Piedra del Molino, a mais de 3.300 metros acima do nível do mar.

Esse local existe para exibir a flora típica do norte argentino que são os cardóns. Cada cacto pode viver até 400 anos! Mas se der sorte, você também pode acabar vendo algumas das espécies animais que habitam a região, como a raposa vermelha, o gato do pajonal, o condor andino ou a raposa cinzenta.

Salta e Jujuy

São duas das cidades mais visitadas do norte argentino, embora ainda pouco exploradas pelos turistas brasileiros. Salta conserva boa parte da arquitetura espanhola, herança da colonização, e tem uma das culinárias mais apreciadas da Argentina, marcada por muitos pratos com carne de lhama e pela tradicional empanada salteña. A infraestrutura de Salta é a melhor da região, incluindo uma vida noturna bem agitada!

Um passeio imperdível nessa província é o “trem das nuvens”, que percorre as paisagens do interior do norte argentino, passando por vários vilarejos andinos. É um dos percursos de trem mais alto do mundo, atingindo mais de 4 mil metros de altura!

Jujuy é uma cidade muito simpática e receptiva, que também tem uma infraestrutura adequada para receber os turistas. É perfeita para dar início à viagem, porque se localiza a pouco mais de 1.200 metros acima do nível do mar, assim, você pode começar a se acostumar com o ar mais rarefeito. Não deixe de conhecer o jardim botânico da cidade, um parque com mirante para ter uma visão geral da região.

As expedições da Cooptur Trips levam você aos melhores destinos pela América do Sul! Acesse a página de roteiros e confira mais detalhes sobre todas as opções de viagem! Esperamos você nessas aventuras!

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips