Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Carretera Austral: uma estrada surreal!

Carretera Austral: uma estrada surreal!

1280 960 Cooptur Trips

Quando falamos que a América do Sul tem algumas das paisagens mais incríveis do mundo, que merecem estar nos roteiros turísticos de todo mundo, estamos nos referindo também a algumas estradas. Isso mesmo, essa é a maior prova de que a beleza não está apenas no destino, mas também no caminho até ele. Hoje, temos a satisfação de apresentar um dos percursos mais espetaculares do nosso continente: a Carretera Austral. Se você ainda não a conhece, prepare-se, pois depois de ler esse artigo terá vontade de arrumar as malas!

Sobre a Carretera Austral

Mais de mil quilômetros de extensão em plena Patagônia Chilena, ligando as cidades de Puerto Montt e Villa O’Higgins, tornam a Carretera Austral a opção perfeita para uma road trip inesquecível.

A diversidade de paisagens que circundam essa estrada é incrível: montanhas, florestas de árvores imponentes, lagos de águas cristalinas, rios coloridos, fiordes, bosques andinos e construções típicas do norte chileno. O grande diferencial é que muitos desses cenários permanecem intactos, ou seja, nunca foram sequer tocados pelo homem. A oportunidade perfeita de apreciar a natureza em sua essência!

Esse trajeto, que hoje tem um viés bem turístico, foi criado com uma finalidade muito mais prática. Em plena ditadura militar chilena, no ano de 1976, o objetivo do governo era interligar a região da Patagônia com o restante do país de forma direta, sem que fosse preciso atravessar o território argentino, como era feito antes disso.

Com o tempo, a infraestrutura da Carretera Austral foi incrementada e, hoje, além de ser uma estrada bastante segura, também é possível se hospedar confortavelmente em seus arredores. Afinal, são necessários alguns dias para apreciar tudo o que ela tem de melhor para oferecer!

Além de apreciar as paisagens (e tirar muitas fotos, obviamente), ao longo desse percurso existem muitos atrativos turísticos, especialmente para quem gosta de se aventurar! É possível fazer trekking, ice trekking, passear de barco pelas geleiras, praticar rafting e muito mais.

E sabe o que é melhor? A Cooptur Trips preparou um roteiro de oito dias pela Carretera Austral em novembro deste ano. Clique aqui e saiba mais!

Carretera Austral

Carretera Austral

Atrativos da Carretera Austral

Dificilmente, você vai conseguir aproveitar todos os atrativos e pontos turísticos, a menos que disponha de muito tempo para viajar. Vamos listar algumas das opções mais interessantes.

Parque Nacional Queulat

O parque fica localizado a pouco mais de 200 km da cidade de Coyhaique, a principal da Carretera. Ele é administrado por uma organização chilena, a Conaf, e por isso há uma pequena taxa de entrada. Consulte o valor atualizado diretamente pelo site. Mas acredite: vale a pena!

Um dos passeios imperdíveis para fazer lá dentro são as trilhas que levam ao Ventisquero Colgante, uma galeria suspensa bem no topo de uma montanha. A água descongela e se transforma em uma cachoeira, formando a Laguna de los Témpanos, muito famosa no Chile pela cor turquesa hipnotizante!

Outra trilha que vale a pena é a Bosque Encantado, com pouco mais de 4 km, que conduz até Laguna Gnomos, igualmente impressionante. O percurso é feito todo dentro de uma floresta repleta de grandes árvores centenárias.

Parque Pumalin

Lembra quando dissemos que a Carretera Austral tem trechos praticamente inalterados pelo homem? Um deles é o Parque Pumalin, com seus majestosos 325 mil hectares de floresta. Inclusive, é considerado um dos maiores parques privados do mundo. A dica é fazer um passeio de canoa pelos fiordes, pois se tiver sorte, poderá observar golfinhos, lobos do mar e outros animais que vivem pela região.

Além de observar tudo que há de mais bonito na natureza e relaxar, o parque também oferece estrutura para trekking e camping. Dentro das suas delimitações também fica o vulcão de Michimauda e você pode fazer um passeio a cavalo para conhecê-lo, que tal? Esse é um verdadeiro santuário que merece a visita.

Carretera Austral

Ventisquero Colgante

Futaleufu

A palavra “Futaleufu” significa “rio grande” e a tradução não poderia ser mais apropriada. Esse rio é considerado como um dos melhores do mundo para a prática de esportes náuticos, como o rafting e o caiaque. Ele fica na Reserva Nacional de Futaleufu, então mesmo que você não queira se aventurar, o passeio é uma ótima pedida, nem que seja para desfrutar do mais absoluto silêncio que reina nesse local.

Esse rio fica em um vale que liga a Patagônia Chilena aos áridos pampas argentinos. Portanto, só esse contraste já é uma experiência de encher os olhos. Por ali, você também poderá cavalgar, pescar, andar de Mountain Bike e até aproveitar as aulas de Yoga de alguns acampamentos. Sem dúvidas, um destino que agrada a todos os gostos.

Villa O’Higgins

Esse é o último vilarejo da Carretera. A cidade é muito pequena (tem menos de mil habitantes!) e hospitaleira. Partindo dela, é possível fazer passeios de barco para ver geleiras bem de perto, percorrer os roteiros de caminhada e fazer uma refeição típica da Patagônia. Inclusive, alguns turistas conseguem ser recebidos nas casas de habitantes locais! Um único dia é suficiente para apreciar essa vila e a experiência é válida para quem quer ter uma noção de como vivem os moradores que têm esse espetáculo da natureza para chamar de lar!

Lago da Carretera Austral

Dicas extras!

Algumas dicas para tornar o seu passeio mais proveitoso: reserve, pelo menos, uma semana para fazer essa viagem. Se tiver menos tempo do que isso, inevitavelmente vai ter que percorrer todos os destinos com pressa sem poder apreciá-los!

Outra dica é ir durante o verão! Embora fique muito bonita coberta de gelo, a Patagônia Chilena enfrenta baixíssimas temperaturas no inverno e isso também pode comprometer o passeio. Algumas regiões são bem úmidas, por isso, tenha roupas apropriadas para enfrentar possíveis chuvas.

Você terá a opção de se hospedar em campings ao longo da estrada, mas também em hotéis e pousadas familiares com uma infraestrutura mais completa. Tudo depende do seu estilo e orçamento!

E, é claro, aproveite muito, porque a Carretera Austral é um lugar único no planeta!

Não deixe de se informar sobre o roteiro da Cooptur Trips por essa estrada! Será uma excelente oportunidade para quem não a conhece e quer aproveitar bem o tempo em que estiver por lá.

Ah…e não acaba aqui! Tem mais um lugar incrível na Carretera Austral além dos que foram citados no texto acima, mas esse lugar merece um artigo especial somente sobre ele. Em breve contaremos a você sobre as Capillas de Marmol…aguarde!

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips