Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Capillas de Mármol: conheça as cavernas de mármore!

Capillas de Mármol: conheça as cavernas de mármore!

1280 720 Cooptur Trips

As Capillas de Mármol (Capelas de Mármore) são formações geológicas de beleza incomum: cavernas formadas em mármore puro que são banhadas nas águas azuis profundas do Lago General Carrera. Se você acha que já viu de tudo nos Andes Patagônicos, essas cavernas vão mudar as suas expectativas sobre o que esperar de uma viagem.

A Patagônia é uma terra de muitas geleiras — algumas incrivelmente peculiares como as do Parque Nacional Queulat — e belos lagos azuis — como o Cerro Castillo, um dos mais espetaculares do mundo —, mas mesmo com toda essa beleza, certamente não existe um lugar como as Capillas de Mármol, localizada em Puerto Rio Tranquilo na região de Aysen, no Chile.

Apenas recentemente as Capillas de Mármol receberam a atenção merecida. Isso tem acontecido pela exposição que alguns importantes blogueiros e instagramers de turismo têm dado para a região, além do fato de ser um destino muito mais próximo de quem viaja pela Carretera Austral, o que dificulta a visibilidade.

Com isso em mente, o artigo a seguir vai falar um pouco sobre as belezas e segredos das Capillas de Mármol, um destino turístico diferente de tudo o que você já viu.

E então, vamos lá?

Monólitos de mármore e águas azuis

O enorme Lago General Carrera é alimentado por rios provenientes de várias geleiras dos Andes Patagônicos. O gelo das geleiras contém pequenas partículas e, quando o gelo derrete, muitas partículas permanecem suspensas na água. Isso dá um efeito incomum: a água derretida glacial é ligeiramente turva e refrata a parte azul da luz solar. Devido a isso, a água do Lago General Carrera tem uma cor azul distinta, diferente dos azuis oceânicos, por exemplo.

Em contraste com essas águas azuis, falésias de mármore puro emergem perto da pequena cidade Puerto Tranquilo e provocam um impacto visual instantâneo. Quando falamos que as Capillas de Mármol são feitas de mármore, não estamos brincando: 5 bilhões de toneladas de mármore cinza-claro estão expostos na península localizada a cerca de 5 km a sudeste de Puerto Tranquilo.

Esta camada de mármore foi exposta pelos movimentos de uma enorme geleira durante o período Pleistoceno, localizado entre 2,588 milhões e 11,7 mil anos atrás. A história geológica do Lago General Carrera é complexa: o lago mudou sua vazante e alterou seu nível em várias ocasiões, alcançando os patamares atuais há cerca de 6.200 anos.

Capillas de Mármol

Lago General Carrera

Cavernas e túneis

O mármore é pouco solúvel em água. Assim, quando o lago alcançou seu nível atual, o processo de dissolução começou a partir desse ponto. O mármore começou a erodir mais rápido na superfície da água — pequenas perdas através das rachaduras no mármore fizeram essas fraturas mais largas e as ondas lavaram o material dissolvido com o passar do tempo.

Assim, em alguns milhares de anos (muito pouco tempo para processos geológicos) a interação do mármore e da água azul do lago formava um lugar de beleza desconcertante com incontáveis cavernas, labirintos, colunas e túneis no mármore que foram esculpidos naturalmente.

As estruturas maiores e mais imponentes são a Catedral de Mármore e a Capela de Mármore. A Catedral de Mármol é uma pequena ilha na península, enquanto a Capilla de Mármol é uma ilha de mármore um pouco maior, mais próxima da costa norte. De barco, é possível descer e dar um passeio em uma dessas ilhas e conhecer os labirintos e túneis formados pela natureza.

Capillas de Mármol

Cavernas de Mármore

ESTÁ CURTINDO? VAMOS JUNTOS PRA LÁ!



Turismo

As cavernas de mármore são pouco conhecidas internacionalmente, mas os turistas quase sempre ficam muito impressionados. Os visitantes podem alugar barcos em Puerto Tranquilo e fazer uma visita guiada às penínsulas e ilhas de mármore. Em alguns lugares, os barcos passam sob o solo, através de túneis de mármore. Naturalmente, em mau tempo os barcos não podem navegar perto das cavernas.

Ao longo do ano as luzes e cores nas cavernas mudam. No início da primavera a água é baixa e as cavernas têm cor mais natural. Mas no verão, quando o nível no lago se eleva, as cavernas ficam parcialmente inundadas e adquirem um tom azul muito mais forte. É preciso citar que a área em que as Capillas de Mármol estão localizadas tem muito sol — o mau tempo, quase sempre, fica do outro lado dos Andes.

Hidrelétricas

Empresas do setor de energia notaram o poder dos rios glaciais da Patagônia há muito tempo. Assim, em toda parte estão sendo planejadas novas usinas hidrelétricas que podem privar permanentemente esta região de sua beleza natural.

A área em torno do Lago General Carrera está ameaçada por um desses projetos, planejado pela empresa “Hydroaisen”. Este projeto prevê o desenvolvimento de novas barragens nos rios Baker e Pascua. A transferência da energia para as cidades exigiria a construção de novas linhas de alta tensão e uma dessas linhas é planejada exatamente ao lado de Marble Caves, o que pode colocar em risco esse patrimônio da humanidade.

Capillas de Mármol

Entrada de uma das cavernas de mármore

Como visitar as Capillas de Mármol

Para visitar as Capillas de Mármol, você precisa chegar a Puerto Rio Tranquilo primeiro. Quando estiver viajando pela Carretera Austral do norte para o sul, ou você irá atravessar a fronteira da Argentina para o Chile (se estiver viajando de carro) ou em Villa O’Higgins (quando estiver usando o transporte público ou andando de bicicleta). E a boa notícia é que Puerto Rio Tranquilo fica no caminho.

Quando você chegar em Puerto Rio Tranquilo, existem várias agências de viagens ao longo da estrada principal que vendem um passeio de barco até as Capillas de Mármol. Você não precisa reservar com muito tempo de antecedência. A maioria das excursões oferecem serviços (e experiências) muito semelhantes, portanto, a única coisa que você deve considerar é que o barco precisa ter uma quantidade mínima de pessoas para sair, geralmente seis.

Quando visitar

Como dissemos, não há melhor ou pior época do ano para visitar as Cavernas de Mármore, pois cada estação tem suas peculiaridades e sua experiência será diferente: na primavera o nível da água é menor, pois as geleiras geralmente derreterão mais tarde, enquanto no inverno você pode precisar de mais tempo para chegar às cavernas por causa de pequenos icebergs no lago. No entanto, a visita às Capillas de Mármol é melhor quando está ensolarado – a luz em combinação com a água turquesa cria uma paisagem inesquecível.

Conhecer as Capillas de Mármol está mais fácil do que nunca com a Expedição Carretera Austral – Patagônia Chilena da Cooptur Trips. Acesse o link a seguir e conheça todas as informações dessa aventura inesquecível! https://coopturtrips.com.br/roteiro/expedicao-carretera-austral/

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips