Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Cânions do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Cânions do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

1024 576 Cooptur Trips

O Brasil é um país repleto de maravilhas, e entre elas, temos os cânions brasileiros, que ficam localizados especialmente na região de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A curiosidade é até mesmo no número de cânions que fica justamente no limite da divisa dos dois estados, atraindo muitos turistas para trilhas fantásticas e vistas únicas.

Essa proximidade inclusive acaba se tornando um grande atrativo para visitar mais de um cânion de uma vez, até mesmo passando por dois estados sem precisar percorrer grandes percursos.

O que são Cânions?

Os cânions são paredões bem extensos, que acabam se formando por alguns processos erosivos que são decorrentes de anos e mais anos, e acabam tendo a sua forma esculpida de acordo com as ações das águas e do vento.

A origem deles vem pelo fluxo de águas, podendo ser de riachos, rios ou córregos, pois no seu processo de correr ininterruptamente em alguns locais, são formadas geologicamente, e com isso acabam sendo produzidas formas gigantescas, assim como as erosões. Isso ocorre em áreas que tenham características de clima árido, sem muita influência de chuva.

Em resumo, os cânions são esculpidos pelos córregos ou rios, que com uma erosão acaba dividindo as montanhas e ocasionam em formas gigantescas.

São muitos cânions espalhados em todo o mundo, entre eles, o Grand Canyon, um dos mais famosos, que possui nada mais que 29 quilômetros de largura, além de uma extensão de desfiladeiro com 446 quilômetros e um penhasco com uma profundidade que chegam a 1.800 metros.

Grand Canyon 

Também existem muitos cânions brasileiros, sendo locais belos e que merecem muito a sua visita, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde contam com diversos.

Cânions no Rio Grande do Sul

A maioria dos cânions em todo o mundo é de origem rochosa e apresentam a característica de conter pouco verde no local. Porém, no Rio Grande do Sul eles se tornam únicos justamente pelo inverso disso; há uma grande vegetação presente nos cânions dessa região.

Eles ficam na região do extremo nordeste do Rio Grande do Sul, bem no setor da divisa com o estado de Santa Catarina, local conhecido por serras e desníveis, chegando a incríveis 1000 metros de altura.

No Rio Grande do Sul, são três cânions mais famosos, sendo um deles o de Itaimbezinho, que fica em Cambará do Sul e apresenta uma verticalidade de abismos paralelos, chegando a formar enormes fendas, que lembram muito rachaduras gigantes.

Cânion Itaimbezinho, Cambará do Sul – RS

Em São José dos Ausentes, tem o Cânion Monte Negro, que fica no pico mais alto do estado, onde a altitude atinge 1403 metros e inclusive possibilita em alguns dias uma bela vista do litoral. No local, os penhascos chegam a uma altura de 700 metros, e o Cânions em si a uma largura de 2 km e uma extensão de 5,8 km.

Cânion Monte Negro, Sao Jose dos Ausentes – RS

O outro cânion do local também fica em Cambará do Sul, e é o Fortaleza, o maior dos cânions brasileiros, chegando a 900 metros de altura no ponto mais alto e uma extensão de 7,5 km. Os seus paredões têm como característica serem mais abertos.

Cânion Fortaleza. Divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul

Para chegar até os cânions do Rio Grande do Sul, algumas rotas ficam à disposição. Cambará do Sul fica localizado a 23 km de Praia Grande-SC, e nela ficam o de Fortaleza e o Itaimbezinho.

Para o primeiro, são 22 km de estrada na avenida principal de carro, e depois são três trilhas no parque, sendo quase 8 km de caminhada. Já no segundo, basta acessar pela RS – 427, pois é localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra.

Já o cânion Monte Negro requer apenas uma caminhada de 1 km, pois é possível fazer a maior parte do percurso de carro, sendo 43 km do centro da cidade, acessando pela estrada municipal do Silveira.

 

Cânions em Santa Catarina

Em Santa Catarina temos os cânions de Aparados da Serra, que tem como curiosidade marcar o limite exato entre o estado com o Rio Grande do Sul. Todas as baixas, leitos de rios baixos da borda e os penhascos são dos catarinenses.

Cânions de Aparados da Serra – SC

 

No estado também temos a trilha do Canyon Malacara, localizada em Praia Grande-SC. Essa cratera é predominada pela vegetação da Mata Atlântica, e uma caminhada de ida e volta nela leva em média apenas 3 horas. Para chegar até o local, são apenas 6 km de carro, e a trilha é considerada de fácil acesso.

Canyon Malacara, Praia Grande – SC

Mais um cânion entre as divisas dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul é o do Churriado. Ele é localizado no Parque Nacional da Serra Geral, e apresenta um acesso mais complicado, onde é necessária uma trilha pesada com 16 km de caminhada, contando ida e volta. O cânion tem uma extensão de 3 km, além de apresentar paredes com até 700 metros de altura, proporcionando uma bela vista do seu topo.

Aproveite a proximidade para um passeio completo

Com diversas opções entre as divisas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é recomendado uma excursão que possibilite conhecer todos os cânions por perto, pois esse passeio vale realmente a pena.

Se programe e procure uma empresa adequada, com experiência, e então monte o seu pacote de viagem para que conheça de uma vez todas essas maravilhas.

Como conhecer os cânions brasileiros?

Para visitar os cânions brasileiros nada melhor do que contar com uma empresa que tenha experiência no mercado, e pode te proporcionar uma viagem incrível, com roteiros que tem tudo a ver com o seu estilo.

Temos opções de roteiros curtos, sempre planejados com antecedência para que o cliente possa se programar para curtir todas as atrações das regiões.

Com ótimas opções de pacotes, também existe a possibilidade de parcelamento, sendo um diferencial da nossa empresa pensando apenas no bem do cliente, proporcionando que ele viva as suas aventuras sem preocupações.

Não perca tempo, procure a nossa empresa, que conta como um dos diferenciais a nossa qualidade no atendimento, e confira os nossos pacotes e roteiros, programe a sua viagem e curta uma experiência incrível.

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips