Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Caminhadas pela América do Sul – Patagônia

Caminhadas pela América do Sul – Patagônia

2040 1530 Cooptur Trips

Não tem como falar sobre os roteiros pela América do Sul com caminhadas sem citar a Patagônia: região geográfica localizada mais ao sul do continente, nos territórios do Chile e Argentina, e considerada um dos destinos mais fascinantes do mundo!

Um dos motivos para o encanto que envolve a Patagônia é o fato de ser um local pouco explorado e com a menor densidade populacional do continente sul-americano. Isso faz com que suas belezas naturais sejam intensamente preservadas. Seu ecossistema é um dos mais ricos do planeta e boa parte das paisagens permanecem intocadas pelo ser humano.

Por ter uma extensão territorial maior do que muitos países, as montanhas cobertas de gelo dividem espaço com florestas de imponentes pinheiros, vales, rios, desertos e outros cenários. Tudo isso em um só lugar. Aliás, você sabia que a Patagônia é a região com o maior número de geleiras fora de áreas polares no mundo todo? Isso se deve às baixíssimas temperaturas que predominam durante o ano e que, no inverno, podem chegar a -25°C!

Para aproveitar uma viagem até lá da forma mais característica possível, a melhor pedida é escolher o inverno. Além da caminhada, você poderá praticar esportes na neve, como esqui, snowboard e passeios de trenó. As opções satisfazem desde os mais até os menos aventureiros.

Se você sempre sonhou em aprender a esquiar, pode aproveitar a época para fazer isso na Villa Pehuenia, localizada às margens do lago Aluminé, que conta com um parque de neve que oferece essa e outras atividades.

Lago Aluminé – Inverno – Villa Pehuenia

No outono

Talvez você esteja se perguntando: mas eu, que não gosto da ideia de encarar um inverno tão rigoroso, não posso aproveitar um passeio pela Patagônia? Com certeza pode! Nesse caso, indicamos um roteiro com caminhada durante o outono, época em que as paisagens ficam bem coloridas, em tons de dourado, marrom e alaranjado, e as temperaturas mais amenas.

Aliás, o início do outono é o melhor período do ano para estender o passeio até El Chaltén, uma pequena cidade argentina na região da Patagônia, conhecida como “capital do trekking”, localizada dentro do Parque Nacional los Glaciares. Com as temperaturas mais elevadas, os turistas conseguem aproveitar melhor a caminhada ou se aventurar um pouco mais, percorrendo trilhas de mountain bike, fazendo rafting ou até canoagem.

A trilha mais procurada de El Chaltén é a que vai até o Monte Fitz Roy. Com quase 2.000 metros de altura, essa montanha faz parte da Cordilheira dos Andes, ficando praticamente na divisa com o Chile.

Paisagem em El Chaltén

Passeios imperdíveis

Há muito para aproveitar na Patagônia e um dos passeios imperdíveis é o Parque Torres del Paine, no sul do Chile. São mais de 200 mil hectares de reserva natural. É chamada de “Torres” uma cadeia montanhosa que dá nome ao local. Para chegar até ela, é preciso escolher uma opção de trilha. A vantagem é que são muitos circuitos, com diferentes níveis de dificuldade e extensão.

O Circuito Mirador é um dos mais comuns para chegar às tão famosas formações rochosas. Ele permite que o turista aprecie cachoeiras, florestas e animais. O percurso dura cerca de 8 horas ida e volta.

Outro passeio imperdível para os amantes de uma boa caminhada é a Huella Andina. Trata-se de um projeto do governo argentino para unir trechos de trekking já existentes, garantindo uma boa sinalização e condições para a realização de trilhas autoguiadas. Assim, mesmo que você não tenha experiência alguma em trekking, poderá usufruir do passeio sem grandes problemas.

A Huella Andina ainda não foi finalizada, mas já facilitou a caminhada em diversos trechos. Ela começa na Villa Pehuenia, percorre alguns parques, até chegar em San Martin de los Andes. Por fim, segue até o sul de Esquel.

Aliás, essa cidade onde a trilha termina também vale a pena conhecer, pois é referência em ecoturismo e turismo de aventura. Durante o inverno, habitantes e turistas se reúnem no Cerro la Hoya, com estrutura para esqui e snowboard. Já nas estações mais quentes, os belíssimos lagos do Parque Nacional los Alerces ganham toda a atenção!

Torres del Paine – Patagônia Chilena

Prepare-se para explorar o nosso continente em grande estilo, realizando belas e inesquecíveis caminhadas pela América do Sul! Além da dica deste artigo sobre a Patagônia, também postamos recentemente em nosso blog dicas sobre caminhadas pelo Norte da Argentina – Salta e Jujuy, e pelo Deserto do Atacama. O conteúdo está imperdível! Acesse aqui os nossos roteiros e saiba mais sobre todas essas opções de passeios.

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips