Procurando uma aventura? Ligue ou mande um WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 9 9166-6149

Caminhadas pela América do Sul – Deserto do Atacama

Caminhadas pela América do Sul – Deserto do Atacama

4000 3000 Cooptur Trips

Viajar pela América do Sul é, acima de tudo, um processo de descoberta. Por exemplo: pouca gente sabe que o Deserto do Atacama é o mais árido dentre todos os desertos do mundo. E mais interessante ainda: mesmo com essa característica “hostil”, ele é conhecido como “deserto florido”!

Esse fenômeno acontece da seguinte forma: várias espécies de flores ficam sob a terra, protegidas do ar seco e das oscilações de temperatura. A cada cinco anos, em média, uma onda de vapor d’água diretamente das montanhas incide sobre o deserto, criando as condições necessárias para as plantas brotarem.

Não volte do Deserto do Atacama sem ter visitado o Vale da Lua, a 20 Km da cidade de San Pedro do Atacama. A região é composta por formações rochosas bem peculiares que, aliadas ao fato de que não costuma haver ninguém por lá (com exceção dos turistas), dão a sensação de estar realmente na lua! O vale pertence à Cordilheira do Sal e um dos seus pontos turísticos é a caverna de sal, que pode ser atravessada por pessoas que não tenham dificuldades de locomoção, uma vez que seu interior tem alguns trechos que exigem mais do ponto de vista físico.

Percorrendo todo o vale, chega-se ao ponto com vista para o Vale da Morte. Reza a lenda que ele possui esse nome porque, na antiguidade, se alguém resolvesse atravessá-lo com os recursos limitados da época, acabava morrendo por conta das condições inóspitas.

O fato de não haver nenhuma manifestação de vida vegetal ou animal reforça ainda mais essa sensação mórbida do local. Mas não diminui em nada o espetáculo e a magnitude da paisagem!

Vale da Lua e Vale da Morte

Os Gêiseres de Tatio também são uma parada necessária no roteiro pelo deserto. Juntos, formam o maior campo geotérmico da América do Sul e o terceiro maior do mundo. Campos geotérmicos são regiões onde a liberação de calor vinda do centro da Terra é extremamente intensa.

Nesse caso, os Gêiseres ficam na Cordilheira dos Andes e são pequenos vulcões. Eles ocupam uma área de mais de 30 km² e ficam a mais de 4 mil metros de altitude, o que forma um cenário, de fato, impressionante. As primeiras horas da manhã representam o melhor momento para observar a região, pois é possível assistir de camarote ao nascer do sol sob as nuvens de fumaça formadas pelos vulcões. É uma experiência diferente de tudo aquilo que você já viu, por isso, vale muito a pena aproveitar a oportunidade para conferir de perto esse fenômeno natural!

Gêisers de Tatio

Acesse aqui para saber mais sobre a nossa caminhada no Deserto do Atacama, que acontecerá no mês de agosto de 2019. Temos certeza absoluta que será um momento surpreendente e inesquecível em sua vida!

FALE COM A GENTE E ARRUME SUAS MALAS!

Cooptur Trips

Cooptur Trips

Cooptur Trips é a divisão especializada em roteiros de lazer da Cooptur – Cooperativa Paranaense de Turismo, criada para oferecer aos clientes experiências diferenciadas em roteiros exclusivos.

Todos os posts por : Cooptur Trips